TODAS AS SUSPEITAS DE ÉBOLA, MERS E TERRORISMO EM PORTUGAL FORAM FALSAS ATÉ HOJE

LusaLisboa, 02 jul (Lusa) — Portugal teve oito casos de suspeita de ébola e já este ano dois casos suspeitos de Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) mas todos falsos, e também nunca qualquer ameaça de terrorismo biológico foi real, no país.

Os dados foram hoje salientados à Lusa no âmbito de um simulacro organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, com a participação do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, duas entidades especialistas em ameaças com origem biológica.

A ação decorreu inserida num seminário do Instituto sobre equipamento de proteção individual, na intervenção em situações de origem nuclear, radiológica e biológica e química. Os elementos do GIPS mostraram como agir no caso de ser detetado um agente potencialmente perigoso, desde o conhecimento de que tipo de produto se trata, à descontaminação e ao transporte.