
O Governo canadiano oficialmente nomeou o grupo militante de direita dos EUA, “Three Percenters” como entidade terrorista. Diz a equipa liderada por Justin Trudeau que o grupo em causa, com presença ativa no Canadá, poderia ameaçar a segurança nacional.
No início deste mês, o Ministério Público dos EUA recebeu uma acusação de conspiração contra seis homens ligados ao grupo militante ‘Three Percenters’. A última de uma série de acusações decorrentes do motim que aconteceu a 6 de janeiro no Capitólio dos EUA.
Autoridades canadianas citaram o motim de 6 de janeiro e disseram que membros dos ‘Three Percenters’ foram vinculados a uma conspiração de 2020 para sequestrar o governador de Michigan.
O Governo canadiano nomeou assim o grupo de direita dos EUA, ‘Three Percenters’ como entidade terrorista. O grupo em causa, que tinha uma presença ativa no Canadá, poderia ameaçar a segurança nacional, diz o Governo federal.
O Canadá também colocou, na sexta-feira, o ativista neonazi James Mason e o grupo britânico Aryan Strikeforce na lista.
Os ativos dos grupos agora podem ser congelados por bancos e instituições financeiras, e é injusto para os canadianos lidar conscientemente com ativos de uma entidade que esteja na lista. Qualquer pessoa pertencente ao grupo pode ser impedida de entrar no Canadá.
Em fevereiro, o Governo federal nomeou os ‘Proud Boys’, de extrema direita, como entidade terrorista, dizendo que tiveram um papel fundamental no ataque ao Capitólio dos EUA.