

A ministra federal da Saúde, Jane Philpott, nomeou Theresa Tam como a médica principal do Canadá, a terceira pessoa a chefiar a Agência de Saúde Pública do Canadá desde a sua criação em 2004.
Tam desempenhava a função de chefe de saúde pública desde a aposentação do ex-chefe da PHAC, Dr. Gregory Taylor, em dezembro.
A especialista em doenças infeciosas pediátricas ocupou vários cargos de liderança na agência, incluindo o de vice-ministra assistente de prevenção e controle de doenças infeciosas.
Um dos desafios de Tam será lidar com a crescente crise de opioides que levou a um número sem precedentes de mortes por overdose no país.
Tam diz que a saúde pública envolve “aproveitar os esforços de muitos para proteger e promover a saúde de todos os canadianos, incluindo os mais vulneráveis da sociedade”.
O governo federal criou o PHAC para fortalecer a capacidade do país para responder a ameaças à saúde pública e epidemias de doenças, como a crise do SARS de 2003. O Dr. David Butler-Jones foi o primeiro diretor de administração pública da agência.
Fonte: Canadian Press