

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que queria ler o acordo de comércio Parceria Trans-Pacífico antes de fazer um julgamento sobre o mesmo – e agora ele vai ter a sua oportunidade.
O texto do acordo finalizado em 5 de outubro entre uma dúzia de países do Pacífico foi publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia.
Quando o acordo foi anunciado durante a campanha eleitoral federal, Stephen Harper saudou-o como um acordo histórico, mas também prometeu um pacote de $4.3 mil milhões para os produtores de leite e mil milhões de dólares para o setor automóvel.
Ativistas de direitos autorais mais tarde disseram temer que os canadianos poderiam enfrentar ações judiciais, multas ou pior, por ripar CDs ou fazer upload de arquivos GIF animados e pediram a Trudeau para agir.
A Casa Branca disse que durante uma chamada telefónica entre Trudeau e o presidente dos EUA, Barack Obama, eles discutiram “a necessidade de avançar com a implementação dos padrões elevados” do TPP, e o Japão também sublinhou que está interessado em avançar com o Canadá em relação ao acordo que cobre 40 por cento da economia global.
Responsáveis do governo disseram que o acordo seria acompanhado por uma série de acordos laterais para o Canadá.
Fonte: Canadian Press