Testes Covid-19 domiciliares para alunos e funcionários em Ontário

Foto:Jeswin Thomas/Unsplash
Foto:Jeswin Thomas/Unsplash

O Governo de Ontário vai disponibilizar um teste domiciliar à Covid-19 para todos os alunos e funcionários em algumas escolas da província. A iniciativa faz parte de um projeto piloto que vai começar já no próximo mês.

Alunos vacinados e assintomáticos e funcionários de algumas escolas de ensino médio da província de Ontário que foram expostos à Covid-19 através de um surto vão fazer um teste ao novo coronavírus em casa, como parte de um projeto-piloto que vai começar no próximo mês de setembro.

Um comunicado do ministro-adjunto provincial da Educação enviado a diretores de educação da região informa que o projeto está programado para ser executado de 7 de setembro a 29 de outubro, em escolas selecionadas nas 13 unidades de saúde pública de Ontário.

No entanto, o documento diz que a participação no programa é voluntária e os alunos não serão obrigados a revelar a situação de imunização para receber o kit de testagem domiciliar. A amostra do teste, preenchida e embalada, deve ser entregue nas escolas, onde será recolhida por um emissário.

Além disso, o comunicado também informou que as escolas secundárias foram escolhidas com base na situação de saúde pública local, incluindo as taxas de vacinação e dados recentes sobre as taxas positivas de Covid-19.

Entre elas, estão várias escolas na Região de Peel, Windsor-Essex, Região de Niagara, leste de Ontário e outras unidades de saúde.

Segundo Stephen Lecce, o ministro da Educação de Ontário, o projeto “faz parte do plano [provincial] de reduzir o absentismo escolar e manter a aprendizagem das crianças nas aulas”.