Testes Covid-19: Crianças da primária podem fazer testes antigénio

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A Covid-19 Science Advisory Table quer testes de vigilância do novo coronavírus assintomáticos para alunos do ensino primário. O organismo disse que em áreas onde existem 35 ou mais casos semanais por 100 mil habitantes, os alunos do ensino primário devem ser testados.

Na quinta-feira, 9 de dezembro, a Covid-19 Science Advisory Table disse que em áreas onde existem 35 ou mais casos semanais por 100 mil habitantes, um limite que atualmente inclui praticamente toda a província, os alunos do ensino primário devem ser testados com um rápido teste de triagem de antigénio uma vez por semana.

Em áreas da província com 250 ou mais casos semanais por 100 mil, eles recomendam que os alunos do ensino primário, segundo ciclo e os não vacinados sejam testados duas ou três vezes por semana.

“Consideramos as escolas primárias uma prioridade para o teste voluntário, visto que os alunos com menos de 12 anos de idade não estão totalmente vacinados em Ontário”, escreveu a Covid-19 Science Advisory Table no seu resumo.

O diretor, Peter Juni, disse à imprensa canadiana que o teste rápido de antigénio, embora não seja perfeito, é consistentemente capaz de detetar um resultado positivo em pessoas com alta carga viral – o momento em que elas têm maior probabilidade de infetar outras pessoas.

O teste de vigilância sintomática regular usando testes rápidos está em vigor há meses em lares de cuidados continuados, hospitais e uma ampla faixa de empresas de Ontário.