
A preferência dos eleitores está dividida igualmente entre o NDP e os Conservadores, sugere uma nova sondagem Nanos.
Os Tories e os Novos Democratas surgiram na primeira escolha para 31 por cento dos entrevistados, enquanto que os Liberais de Justin Trudeau estavam um pouco mais atrás com 27 por cento. O partido “Os Verdes” ficou em quarto lugar com seis por cento.
Para chegar a estes dados, a Nanos pediu a 1.000 pessoas – num inquérito telefónico aleatório – para responderem à seguinte pergunta: “Para aqueles partidos que você consideraria votar a nível federal, poderia classificar as suas duas primeiras preferências locais atuais?”
O resultado é baseado numa média móvel de quatro semanas a partir do inquérito e usa apenas a escolha número um de cada entrevistado. Os dados incluem um total de 836 respostas, depois de excluídos aqueles que estavam indecisos no momento da sondagem.
Mulcair vs. Harper
De acordo com os números desta semana, o líder do NDP Tom Mulcair e o primeiro-ministro Stephen Harper também estão em pé de igualdade quando se trata da questão do primeiro-ministro preferido. Tal como os seus partidos, os dois são divididos igualmente, com 29 por cento dos inquiridos a listar cada líder como a sua primeira escolha.
Trudeau ficou-se pelos 23 por cento na sondagem (mínimo de 12 meses), enquanto que 13 por cento dos inquiridos estavam indecisos.
E quando se trata de saber quem as pessoas pensam que tem as qualidades de um bom líder, Mulcair mantém a liderança com 58 por cento dos entrevistados a responder positivamente, em comparação com 53 por cento para Harper e 45 por cento para Trudeau.
NDP lidera em algumas áreas
O NDP está à frente quando se trata de eleitores acessíveis, que são definidos como os eleitores que dizem que considerariam votar por um determinado partido. Cerca de 53 por cento dos entrevistados disseram que considerariam votar no NDP, 10 pontos acima dos 43 por cento que admitiram votar no partido Conservador.
Nessa categoria, os Liberais também têm uma ligeira vantagem sobre os Conservadores, com 44 por cento das pessoas a afirmar que considerariam votar no partido de Trudeau. Para efeito de comparação, 32 por cento disseram que considerariam votar no Bloc Quebecois, e 25 por cento disseram que iriam considerar votar no Green Party.
Quando se trata do Nanos Party Power Index, o NDP também permanece no topo.
Durante as últimas oito semanas, o partido de Mulcair registou o máximo no índice. Os Novos Democratas têm 55 pontos de um total possível de 100, enquanto que os Conservadores e os Liberais contabilizam 51 e 50 pontos, respetivamente.
Metodologia
O Nanos Party Power Index dispõe de um cabaz de bens políticos que inclui preferências de voto, os eleitores acessíveis, pontos de vista sobre o PM preferido e avaliações dos líderes. Este é modelado segundo um índice de confiança padrão. Os resultados são baseados numa média móvel de quatro semanas de uma opinião solicitada através de um inquérito telefónico aleatório de 1.000 canadianos no período que terminou a 17 de julho de 2015. O índice tem uma margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.
