Tempestade no Canadá: Pelo menos 10 pessoas morreram em Ontário e no Quebec

FOTO: Sarah Law TWITTER
FOTO: Sarah Law TWITTER

O número de mortos relacionado à forte tempestade que atingiu Ontário e o Quebec no passado sábado chegou a 10, no dia de ontem. Algumas das comunidades mais atingidas ainda trabalhavam para fazer um balanço dos danos causados.

As autoridades canadianas revelaram, no último domingo, que oito pessoas morreram devido à tempestade que atingiu, no dia anterior, 21 de maio, a zona leste do Canadá e que deixou sem energia cerca de 900 mil habitações, sobretudo na área da capital, Ottawa.

“Uma sequência muito forte de tempestades desenvolveu-se perto de Sarnia no final da manhã de sábado e seguiu para nordeste sobre o sul de Ontário em direção a Ottawa no sábado à tarde. Rajadas de vento foram relatadas no sul de Ontário, enquanto as fortes tempestades passavam”, revelou o relatório.

No entanto, a última vítima mortal foi confirmada na última segunda-feira, 23 de maio, pela polícia de Peterborough, que revela que um homem de 61 anos de Lakefield morreu por causa da queda de uma árvore.

Até segunda-feira, os registos apontam para a morte de nove pessoas em Ontário e uma no Quebec como resultado direto da tempestade ou devido às consequências, com a maioria das vítimas mortais a ser atingida pela queda de árvores.

Recorde-se que, no passado sábado, os ventos chegaram a mais de 130 km/h. Por causa disso, caíram postes, árvores foram arrancadas, e casas foram destruídas.

Pelo menos até à última segunda-feira, as concessionárias de energia hidroelétrica revelaram que centenas de milhares de casas ainda estavam sem energia.

Os moradores da região partilharam imagens dos estragos nas redes sociais com a #ONStorm, a pedido do serviço meteorológico.