
Voos cancelados, escolas fechadas e cortes de energia foram relatados durante tempestades de Inverno que atingiram várias regiões do Canadá. Ontário foi a província mais atingida do país, ontem e hoje.
As duras condições de inverno foram relatadas em partes do Canadá na quarta-feira, 22 de fevereiro, causando interrupções de viagens, cancelamentos de escolas e cortes de energia.
Durante os avisos de que a tempestade de Inverno vinda do oeste poderia afetar as viagens aéreas de e para o centro do Canadá, a Air Canada tinha atrasado ou cancelado mais de 160 voos para o dia, ou seja, uma média de 26%, até ao final da tarde, de acordo com o serviço de rastreio FlightAware.
A WestJet afirmou ter cancelado 37 voos, para os dois dias da tempestade, nos aeroportos de Toronto, London e Kitchener-Waterloo.
A Jazz Aviation, que opera voos regionais para a Air Canada Express, cancelou 75 dos voos de quarta-feira, ou 16%, de acordo com a FlightAware.
À medida que a tempestade atinge o tráfego aéreo, eis o que está a acontecer em diferentes partes do país.
Comecemos por Ontário, onde a queda de neve no sul aumentou em volume na quarta-feira durante a hora de ponta.
A comissão de trânsito afirmou que 41 das suas paragens de autocarro estavam fora de serviço a partir das 17 horas.
Foram relatadas falhas de energia em Windsor-Essex. A partir das 19 horas, a Enwin Utilities relatou múltiplos cortes de energia na região, sendo a área mais afetada o sul de Windsor, onde mais de 2 mil casas e empresas ficaram sem eletricidade.
Além disso, o St. Clair College cancelou todas as aulas nos seus campus de Windsor e Chatham e o serviço de autocarros escolares para os estudantes de Windsor-Essex, Chatham-Kent e Sarnia-Lambton também foi cancelado.
A Universidade de Brock, em St. Catharines, cancelou as aulas de forma semelhante a partir das 18 horas.
De destacar extensas falhas de energia em torno de Niagara, London e outras áreas do sudoeste do Ontário, onde ocorreu chuva gelada, ventos moderados e até 20 milímetros de acumulação de gelo.
A maioria das zonas do leste de Ontário, incluindo Ottawa, Brockville e Cornwall, receberam avisos de queda de neve. De destacar um para Gatineau, no Quebec.
No norte da província, a Environment Canada emitiu avisos de frio extremo para várias áreas tais como Sachigo Lake, Webequie, Fort Severn, Pickle Lake e Pikangikum, onde os termómetros chegam aos 50 graus negativos.
Províncias como British Columbia, Saskatchewan e Alberta também receberam alertas da Environment Canada.