TELESPECTADORES DO DEBATE ESCOLHEM CHOW E FORD EM TEMPO REAL

Os cinco principais candidatos a presidente de Toronto. CityNews
Os cinco principais candidatos a presidente de Toronto. CityNews
Os cinco principais candidatos a presidente de Toronto. CityNews
Os cinco principais candidatos a presidente de Toronto. CityNews

A CityNews deu aos telespectadores a oportunidade de participar no primeiro debate televisionado pela presidência de Toronto, na quarta-feira, deixando-os votar em tempo real sobre a forma como os cinco principais candidatos se saíram. E parece que os rivais Olivia Chow e Rob Ford ficaram à frente.
Os oponentes – Chow, Ford, David Soknacki, Karen Stintz e John Tory – foram questionados sobre três temas: liderança, finanças e trânsito. E os telespectadores foram convidados a responder seja ao twittar, através de mensagens de texto ou clicando numa votação online.
A CityNews fez uma parceria com a empresa Poll Everywhere para a votação em tempo real. A certo ponto durante o debate, a resposta sobrecarregou os servidores da Poll Everywhere e causou atrasos para algumas pessoas que estavam a clicar para votar. A empresa disse à CityNews que todos os textos e tweets foram registados nos cálculos da votação.
Antes do início do debate, 38 por cento dos eleitores acreditavam que Chow ganharia o debate, seguido de Tory (35 por cento) e Ford (20 por cento).
Depois do debate, os telespectadores disseram que Chow tinha os seus votos em 43 por cento. Mas Ford entrou no segundo lugar, com 34 por cento e Tory terminou em terceiro com 19 por cento. Stintz ficou com praticamente o mesmo antes e depois do debate, em três por cento, enquanto que Soknacki apareceu em último com dois por cento, abaixo dos cinco por cento iniciais.
Durante o debate, os espectadores afirmaram que confiavam mais em Chow quando se trata do trânsito. Quase 40 por cento confirmaram que confiavam em Chow, que defende a opção LRT em Scarborough, em contraste com Ford, que é a favor da expansão da linha de metro até Scarborough, com 31 por cento e Tory, que também favorece o metro, com 22 por cento.
Na questão das finanças, os eleitores apontaram que confiavam mais em Ford na questão do orçamento da cidade, seguido por Chow e Tory.
Ford também saiu por cima como a pessoa que os eleitores mais confiam para liderar Toronto com 40 por cento, seguido por Chow com 32 por cento e Tory com 24 por cento.