Telemóvel no TTC: Serviço deve estar disponível dentro de semanas

O Governo federal estabeleceu um calendário para levar rapidamente o serviço de telemóvel a todos os passageiros do metro do TTC e afirma que os operadores têm a responsabilidade coletiva de fornecer acesso sem fios.

Numa conferência de imprensa na Câmara Municipal de Toronto, na segunda-feira, 11 de setembro, François Philippe-Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Económico, partilhou as novas condições impostas a todos os operadores que prestam serviços na cidade.

“A conectividade móvel no metro é mais do que apenas uma questão de conveniência. É uma questão crítica de segurança pública”, lê-se num comunicado de Champagne. “Os passageiros do TTC esperaram demasiado tempo para ter acesso a serviços de telemóvel quando andam de metro.”

O ministro diz que espera que todos os passageiros do TTC, independentemente do seu fornecedor, tenham serviço de telemóvel em partes do sistema de metro com infraestrutura 5G existente até 3 de outubro.

Atualmente, as capacidades 5G completas só estão disponíveis para os clientes da Rogers no túnel do metro entre as estações Bloor-Yonge e St.

Espera-se que as operadoras estabeleçam acordos comerciais para fornecer serviços a todos até 20 de dezembro de 2023. Prevê-se que a cobertura móvel em todo o sistema de metro do TTC esteja disponível no prazo de três anos após o estabelecimento dos acordos comerciais.

“As condições conduzirão a um acesso mais fiável, à redução da queda de chamadas telefónicas e ao aumento da velocidade da rede”, lê-se numa nota técnica do ministério.

Resultados esperados das novas condições são os seguintes:

  • 3 de outubro de 2023 – Acesso sem fios para todos os utentes dos transportes públicos do TTC onde exista infraestrutura
  • 20 de dezembro de 2023 – Prazo para os titulares de licenças chegarem a um acordo comercial
  • Junho de 2024 – Voz, texto e dados disponíveis em todas as estações
  • Dezembro de 2025 – Voz, texto e dados disponíveis em 80% dos túneis
  • Dezembro de 2026 – Voz, texto e dados disponíveis em todos os túneis

O Governo afirma que as transportadoras terão a obrigação permanente de fornecer cobertura para todas as novas estações e túneis do TTC. Quem não cumprir as condições estabelecidas poderá ser sujeito a coimas, suspensão ou revogação da licença.