
Porto, 04 dez 2025 (Lusa) — O Teatro Municipal do Porto vai receber os espetáculos “My Fierce Ignorant Step”, de Christos Papadopoulos, e “Os Maias”, de Fernando Duarte, na temporada de 2026, que arranca em janeiro com celebrações do 94.º aniversário do Rivoli.
“Entre 23 e 25 de janeiro celebramos o 94.º aniversário do Teatro Rivoli com um programa gratuito durante todo o fim de semana”, anunciou hoje o diretor artístico da direção de Artes Performativas da Ágora, Drew Klein, durante a conferência de imprensa no Rivoli para apresentar a nova temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) para o próximo ano.
No 94.º aniversário do Teatro Rivoli, Drew Klein destacou a estreia nacional do espetáculo de dança “My Fierce Ignorant Step”, do grego Christos Papadopoulos, que celebra a “euforia de estar vivo”, com 10 bailarinos a “criar uma paisagem sonoro extática”, explorando como “o movimento se transforma numa canção que faz pulsar os corpos”, lê-se no dossiê de imprensa.
Outros dos destaques para o aniversário são a estreia de “Lugares”, do Coletivo Espaço Invisível, e o “Concerto-poético: Uma celebração”, com Noirserv e Mia Tomé. Este último trata-se de um recital intimista dedicado à cidade do Porto onde vão ser ditas palavras de Ana Luísa Amaral, Filipa Leal e Manuel António Pina.
Antes do programa do aniversário do Rivoli, a nova temporada do TMP abre a 16 e 17 de janeiro com “Um Inimigo do Povo”, de Marco Martins, que parte da obra homónima de Henrik Ibsen e faz um paralelo com a operação policial na Rua do Benformoso em Lisboa em 2024 na qual 60 imigrantes foram forçados a permanecer encostados à parede com as mãos na cabeça.
A temporada também pensou no público infantil e a 17 de janeiro acontece “Perder”, de Catarina Sobral, uma criação destinada a crianças a partir dos 3 anos que conta a história da personagem Clarice que se prepara para ir acampar com a avó.
A temporada do TMP para 2026 vai ter um total de 40 espetáculos, entre os quais 15 coproduções e 11 estreias (cinco absolutas e seis nacionais).
Para o mês de março, Drew Klein destacou a sessão especial do 25.º aniversário das Quintas de Leitura, que acontece dia 05 de março, sob o lema “O verbo é irmão da liberdade, é propriamente a liberdade”, e o espetáculo “Os Maias”, de Fernando Duarte, pela Companhia Nacional de Bailado.
Também em março acontece o espetáculo “Antiprincesas — Catarina Eufémia”, de Cláudia Gaiolas, que parte da coleção de livros “Antiprincesas”, sobre mulheres que marcaram a história.
“Amok”, do Ensemble Sociedade de Atores, encenado por Jorge Pinto e com coreografia de Deeogo Oliveira, junta bailarinos, músicos e atores num espetáculo multidisciplinar, enquanto “Rara”, de Catarina Miranda/Companhia Instável, ou “Inhale Delerium Exhale”, são outras das estreias da temporada de 2026, que termina em junho com o espetáculo “Borda”, da coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, que foi concebido no coração da favela da Maré, no Rio de Janeiro.
Na temporada de 2026 está incluída a 10.ª edição do festival Dias da Dança, que vai acontecer entre 08 e 19 de abril, bem como o Trengo – Festival de Circo do Porto, entre 19 a 20 de junho.
A Estrutura com Capicua, Raquel Martins com o seu novo disco, O Gringo Sou Eu com o novo álbum “Receita do povo” ou o duo catalão Los Sara Fontan são algumas das presenças musicais nesta temporada do TMP.
Os ingressos para a próxima temporada podem ser adquiridos a partir de hoje nas bilheteiras do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre e na Internet.
CCM // TDI
Lusa/Fim
