
Ponta Delgada, Açores, 02 set 2025 (Lusa) — O Teatro Micaelense, nos Açores, vai promover em outubro uma ‘open call’ para recolher contributos históricos, fotografias e memórias para enriquecer as comemorações dos 75 anos do espaço cultural, anunciou hoje a sua presidente.
Maria José Duarte, presidente do conselho de administração do Teatro Micaelense – Centro Cultural e de Congressos, pretende fazer do dia 31 de março de 2026, data em que se assinalam os 75 anos da instituição, um “marco histórico inesquecível”, apelando às pessoas da ilha de São Miguel para que respondam positivamente a este apelo.
Em conferência de imprensa de apresentação da programação do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, até ao final do ano, a responsável referiu que “gostaria de contar com um aumento excecional” por parte dos patrocinadores “no contexto das comemorações dos 75 anos, visando valorizar a cultura local.
Maria José Duarte referiu que se “pretende realizar eventos de elevada qualidade e requinte dirigido às diferentes faixas etárias do público”, com “especial envolvimento de artistas e agentes culturais locais”.
“Será uma verdadeira celebração da cultura local, com destaque para os nossos talentosos artistas, compositores e agentes culturais, sobretudo no espetáculo de 31 de março, o ponto alto das celebrações”, disse.
A presidente do Teatro Micaelense referiu que “esta administração tem tido como objetivo divulgar e promover acima de tudo os artistas e agentes culturais locais”, sendo que “este desiderato será obviamente mantido no momento mais importante das comemorações do aniversário do Teatro Micaelense”.
Entretanto, a programação cultural do Teatro Micaelense, para os últimos meses do ano, contempla a atuação de Carminho, o festival de humor Palcomédia VII, o Festival de Artes e Ofícios do Espetáculo — POP, uma mostra de cinema indiano e uma matiné de circo.
O artista de ‘stand up’ Salvador Martinha, e a peça Honrar a Vida, com encenação de Maria Amélia Lopes, constituem outros dos eventos programados, a par da apresentação do Bando – Núcleo de Artes Performativas, e das Valsas de Brahms, com a soprano Carolina Raposo, a Comédia a la carte, Fadoalado, Coral de São José e Banda Militar dos Açores.
A agenda cultural contempla ainda a atuação da Sinfonieta de Ponta Delgada e do Azores International Film festival, bem como um serviço educativo dirigido aos mais jovens.
JME // JLG
Lusa/Fim