
O TD Bank prevê que o défice do governo federal, neste ano fiscal, será aproximadamente cinco mil milhões de dólares maior do que Otava previu no seu orçamento de março devido a uma economia apática.
O banco diz que com base nos seus cálculos, o défice está a caminho de atingir 34 mil milhões de dólares este ano.
Ao longo de um período de cinco anos, o défice acumulado é suscetível de ser de 16,5 mil milhões de dólares maior do que o previsto no último orçamento.
O TD salienta que o défice mais elevado do que o esperado poderia absorver a almofada anual de 6 mil milhões de dólares e, em seguida, alguns que o governo disponibilizou para as suas finanças de modo a se proteger contra imprevistos.
No entanto, o banco observa que, apesar do grande défice, o crescimento económico modesto provavelmente irá limitar o rácio da dívida em relação ao PIB no seu nível atual – cerca de 31 a 32 por cento – até ao ano fiscal 2020-21.
Quando inquirido sobre o relatório do TD, o ministro das Finanças Bill Morneau disse que o governo está “satisfeito” por ter tomado a decisão certa ao estabelecer uma almofada financeira de seis mil milhões de dólares, uma vez que o ambiente económico global tem sido desafiante.
Fonte: Canadian Press