
A ameaça de Donald Trump de impor taxas aos carros e peças canadianos pode custar ao país até 160 mil empregos, especialmente se o Canadá retaliar, advertiu o TD Bank.
Num relatório divulgado na segunda-feira, o economista sénior Brian DePratto analisou alguns números sobre o impacto económico de uma tarifa de 10% sobre peças de automóveis e uma taxa mais pesada de 25% sobre veículos totalmente montados, níveis tarifários exatos que o governo Trump implantou recentemente no alumínio e aço.
Na sua análise, DePratto também supõe que o Canadá responderia com algum tipo de tarifa sobre carros e peças dos EUA, assim como faz com os metais.
uase metade dos 17 milhões dos veículos novos vendidos nos EUA no ano passado foram importados, e cerca de metade dessas importações foram do Canadá ou do México.
Com tarifas de 10 e 25 por cento como uma suposição de referência, o processamento de dados de DePratto mostra uma imagem bastante sombria a curto prazo. Ele calcula que a economia do Canadá perderia cerca de 0,4 por cento do crescimento do PIB dentro de um ano civil com a implementação de qualquer das tarifas, em comparação com o que ele acha que aconteceria sob o status quo.