TAXA DE JURO EM ANGOLA PERMANECE NOS 16% EM OUTUBRO

LusaLuanda, 05 out (Lusa) – A taxa básica de juro angolana vai manter-se nos 16% em outubro, por decisão do Banco Nacional de Angola (BNA), por perspetivar uma desaceleração dos preços na economia, informou hoje a instituição.

A decisão consta da nota oficial sobre a reunião mensal de agosto do Conselho de Política Monetária (CPM) do BNA, encontro que serve para avaliar os indicadores de crescimento económico e as contas fiscais e monetárias, neste caso de agosto.

Na sequência da análise efetuada à evolução dos principais indicadores macroeconómicos, o CPM constatou, lê-se no documento, “a tendência generalizada de desaceleração dos meios de pagamentos bem como a perspetiva de desaceleração dos preços na economia”, apesar da inflação a um ano ter atingido em agosto os 38,1%.