Taxa de juro: Banco do Canadá mantém percentual em 5%

Foto: CityNews
Foto: CityNews

O Banco do Canadá mantém a sua taxa de juro diretora estável em 5%, mas não exclui a possibilidade de futuras subidas, uma vez que as pressões sobre os preços continuam elevadas.

Esperava-se que o Banco do Canadá mantivesse a sua taxa diretora estável, uma vez que os dados económicos sugerem que as taxas de juro elevadas estão a ter o efeito de arrefecimento pretendido na economia.

“Com sinais mais claros de que a política monetária está a moderar a despesa e a aliviar as pressões sobre os preços, o conselho de governadores decidiu manter a taxa de juro em 5%”, afirmou o Banco do Canadá num comunicado de imprensa no dia 25 de outubro.

No entanto, o conselho de governadores está preocupado com o facto de os progressos no sentido da estabilidade dos preços serem lentos e de os riscos inflacionistas terem aumentado, estando preparado para aumentar a taxa diretora, se necessário.

Os consumidores e as empresas estão a ser confrontados com as taxas de juro mais elevadas das últimas décadas, o que conduziu a uma redução das despesas.

O Banco do Canadá também publicou o seu relatório trimestral sobre a política monetária, que inclui novas previsões económicas que sugerem um crescimento económico mais lento e uma inflação mais elevada a curto prazo.

O banco central prevê que o produto interno bruto real cresça 1,2% em 2023, contra 1,8% na sua previsão anterior. No entanto, tudo indica que o crescimento seja mais fraco em 2024, com um aumento do PIB real de 0,9%, mas que recupere para 2,5 % em 2025.

O Banco do Canadá espera que a inflação atinja uma média de 3,5% até meados de 2024.