Taxa de inflação do Canadá mantém-se estável em 3,1%

Foto: Needpix.com
Foto: Needpix.com

A taxa de inflação do Canadá manteve-se estável em 3,1% em novembro. Os números foram hoje divulgados pela Statistics Canada. Os economistas esperavam que a taxa descesse abaixo do limiar de 3%.

A taxa de inflação anual do Canadá manteve-se estável em 3,1% em novembro, igualando a taxa do mês anterior. Os dados foram divulgados pela Statistics Canada esta terça-feira, dia 19 de dezembro.

Os economistas esperavam que a taxa caísse abaixo do limiar de 3%, colocando a economia mais perto do objetivo de inflação de 2% do Banco do Canadá.

Os juros das hipotecas são uma das principais causas da inflação, tendo aumentado 29,8% em relação ao ano passado. Tal como o elevado custo das rendas, que subiu 7,4%.

Os preços mais elevados das viagens também pesam nos bolsos dos consumidores. Já o aumento mais lento dos preços dos alimentos, da energia e dos serviços telefónicos equilibrou esta situação.

Embora os preços dos produtos alimentares tenham aumentado 4,7%, fizeram-no a um ritmo mais lento em comparação com o ano anterior, pelo quinto mês consecutivo. Contudo, diz a Statistics Canada, há exceções a essa tendência, nomeadamente na carne, nos vegetais em conserva e no açúcar.