Taxa de inflação – Descida para 2,8%, mas preços dos alimentos estão altos

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A taxa de inflação no Canadá desceu para quase 3% em junho. No entanto, os preços dos produtos alimentares continuaram elevados, revelou a Statistics Canada no relatório sobre o índice de preços no consumidor, esta terça-feira. 

A taxa de inflação canadiana desceu para 2,8% em junho, situando-se dentro do intervalo estabelecido pelo Banco do Canadá pela primeira vez em mais de dois anos. 

A desaceleração foi geral, embora os preços mais baixos da gasolina, em comparação com o ano passado, tenham liderado o abrandamento, revelou o Statistics Canada no relatório sobre o índice de preços no consumidor, na terça-feira, 18 de julho. 

No entanto, os canadianos continuam a pagar preços substancialmente mais elevados pelos produtos alimentares, uma vez que se destaca um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior, ligeiramente mais rápido do que em maio. 

A taxa de inflação anual foi de 3,4% em maio. A última vez que ficou abaixo dos 3% foi em março de 2021. 

O relatório de terça-feira mostra que a inflação está a cair dentro do intervalo de 1 a 3% do banco central, embora o Banco do Canadá tenha sido inflexível em querer ver a taxa em 2%. 

O relatório mostra ainda que os preços de uma série de bens e serviços estão a moderar, o que constitui uma boa notícia para os consumidores. 

Os custos de transporte, por exemplo, diminuíram em relação ao ano anterior. Os consumidores também pagaram menos 14,7% pelos serviços de telemóvel do que há um ano.