TAXA DE DESEMPREGO DO CANADÁ CAI PARA 7,1%

THE CANADIAN PRESS / Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS / Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS / Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS / Sean Kilpatrick

A agência Statistics Canada informou (dia 6) que a taxa de desemprego do Canadá caiu para 7,1 por cento em agosto, depois de ter registado 7,2 por cento no mês anterior, sendo que a maioria dos 59 mil empregos líquidos criados durante o mês foram a tempo parcial.
O emprego aumentou nas províncias do Ontário e Alberta, enquanto que este caiu em Manitoba e pouco ou nada mudou nas outras províncias. Com uma subida de 44.000, e uma taxa de desemprego situada nos 7,5 por cento, o Ontário teve um crescimento do emprego na ordem dos 2,2 por cento, superando a média nacional de 1,4 por cento.
A agência salientou também que o emprego em cuidados de saúde e assistência social cresceu em agosto, compensando uma queda em julho. Houve também mais pessoas a trabalhar em empregos de informação, cultura e lazer, bem como em serviços de alojamento, alimentação e na construção civil.
A maior parte dos ganhos de emprego concentrou-se entre as pessoas com 55 anos ou mais, sublinhou a Statistics Canada, enquanto que houve pouca mudança entre os jovens e pessoas entre as idades de 25 e 54. Ainda de acordo com a Statistics Canada, houve mais de 40.000 pessoas a trabalhar como empregados, principalmente no setor privado, enquanto que o trabalho por conta própria subiu 3,6 por cento.