

O crime violento no Canadá caiu pelo oitavo ano consecutivo – apesar de um ligeiro aumento no número de homicídios – com Saskatoon a tornar-se a cidade com a mais alta criminalidade do país, informou a Statistics Canada na quarta-feira.
A tendência de queda surge numa altura em que a agência reportou que, em geral, as formas graves de criminalidade caíram para o seu nível mais baixo desde 1969 – marcando 11 anos consecutivos de declínio.
De acordo com a StatsCan, a polícia relatou cerca de 369.500 incidentes violentos em 2014 – 15 mil menos do que em 2013 – representando uma redução de cinco por cento. Enquanto que os homicídios aumentaram de 512 para 516 no ano anterior, a taxa manteve-se inalterada em relação ao tamanho da população do Canadá.
O crime violento foi responsável por cerca de uma em cinco ofensas ao Código Penal relatadas pela polícia no ano passado.
Entre as províncias e territórios, apenas Yukon, Prince Edward Island e Alberta registaram aumentos da criminalidade violenta – principalmente por causa de mais assassinatos.
Cerca de um terço das áreas urbanas viram subir as taxas de criminalidade no ano passado, com Saskatoon a registar a maior subida com 10 por cento. Montreal teve a maior queda, com nove por cento.
Foi a primeira vez que Saskatoon teve a maior taxa do país – assumindo o lugar de líder de longa data de Regina – principalmente devido ao grande aumento na invasão de domicílio, disse a StatsCan. Em contraste, Barrie, Ontário, registou a menor taxa de criminalidade entre os centros urbanos, apesar de um pequeno aumento.
Entre as províncias, Saskatchewan teve a maior taxa de criminalidade no ano passado, enquanto que Quebec teve a menor taxa.
Quando se trata de medir a quantidade de crimes graves em relação à população do Canadá, a taxa caiu três por cento a partir de 2013, indicou a StatsCan.
O crime grave relatado pela polícia caiu para o seu nível mais baixo desde 1998, quando a agência começou a acompanhar o que define como o seu índice de gravidade do crime.
Ao todo, os serviços de polícia relataram quase 1,8 milhões de incidentes ao Código Penal em 2014 – excluindo infrações de trânsito – com números mais baixos para a maioria das infrações.
A agência atribuiu os números mais baixos principalmente ao menor número de arrombamentos e roubos, mas disse que alguns delitos, como a pornografia infantil e o terrorismo, contrariaram a tendência de queda.
A Statistics Canada referiu que o aumento em crimes sexuais contra crianças relatados no ano passado foi principalmente o resultado de incidentes de atrair uma criança através do computador e pode ser atribuído a unidades policiais especializadas atentas a tais infrações.
Fonte: Canadian Press
