Taxa anual da inflação cai para 1,7% em julho

Foto: Pexels

A taxa anual de inflação caiu para 1,7% em julho, informou a Statistics Canada a 18 de agosto. O valor ficou abaixo dos 1,9% registados em junho e um décimo de ponto percentual abaixo das expectativas da maioria dos economistas.

Uma queda de 16,1% nos preços da gasolina em relação ao ano anterior, motivada principalmente pela remoção do preço do carbono para o consumidor no início deste ano.

Os preços da gasolina também caíram 0,7% em relação ao mês anterior. A Statistics Canada apontou o aumento da produção dos países exportadores de petróleo, bem como o cessar-fogo no conflito entre Israel e o Irão, como fatores que contribuíram para a queda dos preços globais do petróleo bruto.

Os preços do gás natural também caíram, mas em menor grau do que em junho, graças principalmente aos custos mais altos em Ontário.

Em contrapartida, houve sinais de aceleração dos preços nos supermercados e no mercado imobiliário.

A inflação dos alimentos nos supermercados acelerou para 3,4% ao ano em julho, acima dos 2,8% registados em junho.

Os preços dos produtos de confeitaria subiram 11,8% e os do café aumentaram 28,6%, estando entre os maiores contribuintes para a inflação dos alimentos no mês passado. A Statistics Canada afirmou que as más condições de cultivo nos países produtores de cacau e café foram as responsáveis pelo aumento dos custos.

Os preços das uvas frescas subiram quase 30%, elevando o custo geral das frutas frescas em 3,9% em julho, em comparação com 2,1% em junho.

A inflação no mercado de habitação também registou uma aceleração modesta para 3% no mês passado, em comparação com 2,9% em junho, marcando o primeiro aumento na categoria desde fevereiro de 2024.