TARTARUGA SADA VAI DESAPARECER EM MENOS DE CINCO ANOS EM SÃO TOMÉ – BIÓLOGA

LusaSão Tomé, 02 jan (Lusa) – A tartaruga Sada, uma das cinco espécies existentes em São Tomé e Príncipe, pode desaparecer “em menos de cinco anos”, correndo também outras quatro espécies “um sério risco de extinção”, disse à Lusa Sara Vieira, bióloga marinha portuguesa.

“Os dados não são nada otimistas. Pelo menos a tartaruga Sada, a mais ameaçada em São Tomé e Príncipe vai desaparecer em menos de cinco anos. Acho que já vamos um pouco tarde” para tentar travar a sua extinção, disse a bióloga da Associação Portuguesa para o Estudo, Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas dos Países Lusófonos.

São Tomé e Príncipe era até ao ano passado um dos poucos países do mundo sem uma lei de proteção de tartarugas marinhas. Em 2014, foi aprovado pelo Governo o decreto-lei nº 6/2014 sobre a captura e comercialização de tartarugas marinhas. Mesmo assim esta espécie continua a ser ameaçada.