
Um Tapete de Arraiolos de grandes dimensões vai estar em destaque no certame “O Tapete está na Rua”, que arranca na sexta-feira naquela vila alentejana, para alertar para a “necessidade urgente” da sua certificação.
O tapete com 120 metros quadrados e 240 quilos, terá uma dimensão de 16 por sete metros e meio e vai estar exposto na Praça do Município durante todo o evento.
Organizado pelo município, “O Tapete está na Rua” decorre até terça-feira e, tal como nos anos anteriores, integra uma mostra de tapetes estendidos nas ruas e praças e pendurados nas portas, janelas, varandas e nos edifícios mais característicos da zona “nobre” de Arraiolos.
A confeção do tapete de grandes dimensões, que levou quase um ano e meio, “contou com a participação de cerca de 30 pessoas das casas de Tapetes de Arraiolos e de vários voluntários.
O confeção deste tapete, foi inspirado bnum modelo de tapetes datados do século XVII e pretende chamar a atenção para este património que precisa urgentemente de ser certificado para evitar as cópias
Do Tapete de Arraiolos, bordado a lã sobre tela, conhecem-se referências já desde os finais do século XVI (1598), com origem na vila alentejana com o mesmo nome, povoada no princípio do mesmo século por mouros e judeus, expulsos da mouraria de Lisboa por D. Manuel I.
De acordo com a investigação, as famílias ali fixadas encontraram abundantes rebanhos de boa lã e diversidade de plantas indispensáveis ao tingimento e fabrico das telas onde são manufaturados os tapetes, empregando a técnica do ponto cruzado oblíquo, denominada “Bordado de Arraiolos”.