SURTO DE SALMONELA ATINGE NOVE PROVÍNCIAS, INCLUINDO ONTÁRIO

Foto de Salmonella via Wikipedia: Rocky Mountain Laboratories, NIAID, NIH
Foto de Salmonella via Wikipedia: Rocky Mountain Laboratories, NIAID, NIH
Foto de Salmonella via Wikipedia: Rocky Mountain Laboratories, NIAID, NIH

Um surto de salmonela atingiu nove províncias e até à data, a Agência de Saúde Pública do Canadá tem sido incapaz de determinar a fonte.
No entanto, responsáveis disseram na sexta-feira que recai uma certa suspeita sobre produtos de aves.
Apesar do elevado número de casos – 91 em todo o país – a Saúde Pública diz que o risco para os canadianos é baixo.
A doença pode ser evitada se a comida estiver completamente cozinhada e houver um manuseamento seguro dos alimentos, e se forem seguidas de perto as práticas de preparação e reembalagem.
A maioria dos casos são no Ontário, onde houve relatos de 53 pessoas doentes entre 15 de março e 30 de novembro Dezesseis pessoas foram hospitalizadas, e todas recuperaram ou estão a recuperar bem.
Aqui ficam o números de casos por província:
Colúmbia Britânica: 6
Alberta: 11
Saskatchewan: 2
Manitoba: 2
Quebec: 13
Nova Scotia: 2
Prince Edward Island: 1
New Brunswick: 1
Os alimentos contaminados com salmonela podem não parecer ou cheirar estragados, mas ainda assim podem causar a doença, e a CFIA disse que as crianças pequenas, mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado são os que estão em maior risco.
As pessoas saudáveis podem experimentar sintomas de curto prazo, tais como febre, dor de cabeça, vómitos, náuseas, cólicas abdominais e diarreia. As complicações a longo prazo podem incluir artrite severa.
Os canadianos são aconselhados a certificar-se que os alimentos são cozidos com a temperatura interna adequada e garantir que as frutas frescas e vegetais são bem lavados antes de serem ingeridos.
Fonte: Citynews