
As autoridades sanitárias canadianas estão a investigar um surto nacional de infeções por salmonela associadas a várias marcas de pistácios e produtos que contêm pistácios.
A Agência de Saúde Pública do Canadá anunciou que, desde 5 de agosto, foram registados 52 casos confirmados em laboratório de Salmonella Havana e Salmonella Mbandaka em quatro províncias: 39 casos no Quebec, 9 em Ontário, 3 em British Columbia (B.C.) e um em Manitoba.
Até ao fecho desta peça, não foram registadas mortes, mas nove pessoas foram hospitalizadas, segundo as autoridades.
A idade dos indivíduos afetados varia entre os 2 e os 89 anos, sendo que 75% dos casos envolvem mulheres.
O surto está relacionado com pistácios vendidos sob as marcas Habibi, Al Mokhtar Food Centre e Dubai, incluindo as barras de chocolate de leite Dubai’s pistachio & knafeh, que também estavam disponíveis para compra online.
A agência nacional de saúde alertou ainda que os pistácios contaminados podem ter sido utilizados em produtos de pastelaria vendidos em estabelecimentos de venda a retalho e de restauração.
A Health Canada e a Canadian Food Inspection Agency (CFIA) emitiram avisos de recolha para os produtos em causa. Apela-se aos consumidores para que verifiquem se há produtos afetados nas suas casas e empresas e para que evitem consumi-los, vendê-los ou servi-los.