SURTO DE LISTERIOSE ATINGE 5 PROVÍNCIAS DO LESTE

A listeriose é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria listeria, que é muitas vezes encontrada nos alimentos. (CBC)
A listeriose é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria listeria, que é muitas vezes encontrada nos alimentos. (CBC)
A listeriose é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria listeria, que é muitas vezes encontrada nos alimentos. (CBC)
A listeriose é uma doença rara, mas grave, causada pela bactéria listeria, que é muitas vezes encontrada nos alimentos.
(CBC)

A Agência de Saúde Pública do Canadá está a investigar um surto de listeriose em cinco províncias do leste, que resultou na hospitalização de sete pessoas, tendo uma delas falecido.

Um surto semelhante nos Estados Unidos, que matou uma das 12 pessoas hospitalizadas, tem sido associado a saladas embaladas produzidas na unidade de processamento da Dole em Springfield, Ohio, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na sexta-feira.

A Dole parou toda a produção na fábrica e está a retirar do mercado todas as saladas embaladas produzidas lá, que podem ser identificadas pela letra A no início do código de fabrico na embalagem, disse o CDC em comunicado.

As saladas estavam a ser vendidas sob várias marcas, incluindo Dole, Fresh Selections, Simple Truth, Marketside, The Little Salad Bar, e President’s Choice, refere o comunicado.

Responsáveis da PHAC não fizeram imediatamente comentários sobre se eles suspeitam que os casos no Canadá e nos Estados Unidos podem estar relacionados.
No início desta semana, a agência federal disse em comunicado que a origem do surto no Canadá ainda não foi confirmada, mas as verduras pré embaladas, misturas de salada e kits de saladas são itens alimentares a ser investigados.

Risco para os canadianos é baixo
O Ontário registou três casos da “doença rara, mas grave”, enquanto que New Brunswick, Quebec, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador relataram um caso cada.

Todas as sete pessoas ficaram doentes entre setembro e início de janeiro e foram hospitalizadas. Nos Estados Unidos, foram registados 12 casos em seis Estados desde 5 de julho, indicou o CDC em comunicado.

Michigan e Nova Iorque tiveram quatro casos cada, enquanto que Indiana, Massachusetts, Nova Jersey e Pensilvânia registaram um. Os afetados tinham entre três e 83 anos de idade, com uma idade média de 66.

Todas as 12 pessoas foram hospitalizadas e uma pessoa de Michigan morreu em resultado de listeriose, de acordo com o CDC.

O CDC recomenda que os consumidores não comam saladas embaladas produzidas na fábrica da Dole, em Springfield, que os restaurantes não sirvam as saladas, e que os retalhistas não as vendam.

Algumas pessoas em maior risco
A listeriose pode causar vómitos, náuseas, cólicas, dores musculares, diarréia, constipação, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e febre persistente, confusão e perda de equilíbrio.

Os idosos e as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos estão em maior risco de doença mais grave, disse a Drª. Jennifer Russell, diretora médica de saúde em exercício de Nova Brunswick em comunicado de sexta-feira.

Em mulheres grávidas, a listeriose pode levar a parto prematuro, infeção do bebé recém-nascido ou aborto.

A listeriose é causada por um tipo de bactéria chamada Listeria, que é muitas vezes encontrada nos alimentos.

Os alimentos que estão contaminados com listeria podem não parecer ou cheirar estragados, mas podem levar as pessoas a ficar doentes.

A forma leve de listeriose de origem alimentar geralmente começa cerca de três dias depois de comer alimentos altamente contaminados, enquanto o período de incubação para a forma mais grave da doença pode ser de até 70 dias após a exposição.

A listeriose é tratada com antibióticos.

Fonte: CBC News