Surpresa! Trudeau, foi à Ucrânia

Correio da Manhã Canadá

Em 2007, a cantora canadiana, internacionalmente reconhecida, Céline Dion lançava ‘Surprise Surprise’. Se não conhece, aconselho-o(a) vivamente caro(a) leitor(a) a procurar. Podemos realçar que foi à boa maneira de Céline Dion que Justin Trudeau se apresentou diante de Zelensky, em Kiev, capital da Ucrânia.

O mundo ficou espantado. Muitos devem ter usado uma das mais conhecidas interjeições: “ah!”. O que terá ido Trudeau lá fazer? O primeiro-ministro do Canadá não se fez de rogado, apareceu sem avisar na casa do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ganhou o respeito, admiração e a simpatia de inúmeros líderes mundiais. Trudeau simplesmente aterrou na Ucrânia para presentear o amigo ucraniano com novas armas e equipamentos.

Como qualquer bom hóspede, Volodymyr Zelensky decidiu proporcionar momentos de alguma descontração. Trudeau viu, in loco, o presidente da Ucrânia condecorar uma figura canina. Patron, o cão que procura minas no país do leste europeu e que foi responsável por ter detetado mais de 200 explosivos desde o início da invasão russa, foi um dos protagonistas do dia na Ucrânia. Mereceu aplausos de Justin Trudeau, do Canadá e, certamente, do mundo que deseja o fim da guerra.

A 9 de maio celebrou-se o Dia da Europa e, curiosamente, um dia simbólico para a Rússia, que assinala a rendição da Alemanha nazi perante as tropas soviéticas em 1945. Só que agora, volvidos quase oitenta anos, a Rússia decidiu fazer frente à Ucrânia. Hoje torna-se imperativo celebrar a Europa, tendo como referência a existência de um espaço de liberdade, segurança e de valores comuns, assim como da escolha pelos Estados-membros da resposta coletiva aos desafios internacionais.

De volta ao Canadá, recentemente celebramos o Dia da Mãe e, obviamente, o destaque da edição vai, em grande parte, para as festas que foram celebradas dentro da comunidade portuguesa que reside no Canadá. Clubes e associações luso-canadianos abriram suas portas para celebrar as “rainhas” de todas as famílias. São páginas dedicadas à figura materna, mas a dúvida vai continuar a persistir.

Quem é mesmo a melhor mãe do mundo? No Correio da Manhã Canadá, só não há resposta para esta última.