SUPERVISOR FISCAL DIZ QUE O ONTÁRIO PODE EQUILIBRAR O ORÇAMENTO EM 2017-18

(CBC)
(CBC)
(CBC)
(CBC)

O governo Liberal de Kathleen Wynne está bem posicionado para atingir a sua meta de equilibrar o orçamento em 2017-18, depois de nove défices consecutivos, de acordo com um novo relatório do supervisor fiscal independente do Ontário.
Stephen LeClair, Diretor de Responsabilidade Financeira do Ontário, projeta um défice de 580 milhões de dólares para o próximo ano, na sua perspetiva económica e fiscal para 2016, mas argumenta que o governo pode facilmente trabalhar o número e levá-lo para zero.
“Dada a flexibilidade construída em projeções fiscais do governo, a Província está numa posição para alcançar o seu compromisso de equilibrar o orçamento em 2017-18”, refere o relatório.
Mas o relatório adverte para os riscos da província mergulhar novamente no vermelho após 2019, a menos que seja feito mais alguma coisa para restringir os gastos do governo ou as receitas aumentem mais rapidamente do que o previsto.
Alguns riscos, tais como o crescimento económico mais lento do que o esperado, estão na maior parte fora do controle do governo, indica o relatório. Outros riscos incluem pressupostos relativos às políticas do governo excessivamente otimistas ou objetivos de despesas excessivamente ambiciosas.
O relatório estima que a dívida líquida do Ontário está projetada para aumentar em cerca de 54 a 350 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos. Este crescimento da dívida reflete os défices projetados, incluindo 45 mil milhões de dólares em empréstimos adicionais, principalmente para financiar novas despesas de capital para o programa de infraestruturas da província.
LeClair disse também que está preocupado com o plano da província para alcançar um rácio da dívida em relação ao PIB de 27 por cento.
Fonte: CBC News