SUÉCIA CORTA FINANCIAMENTO A ONG QUE ACATEM MEDIDA DE TRUMP CONTRA ABORTO

LusaEstocolmo, 11 jul (Lusa) — A Suécia ameaçou hoje cortar o financiamento às organizações que deixarem de prestar ajuda e aconselhamento sobre aborto e meios de contraceção por receio de perderem o financiamento dos Estados Unidos após um decreto do Presidente Donald Trump.

Três dias depois de ter tomado posse, em janeiro passado, Trump reintroduziu nos Estados Unidos a proibição de financiamento público de organizações não-governamentais (ONG) internacionais que realizam abortos ou dão informação sobre o processo de interrupção voluntária da gravidez.

“Os acordos podem ser denunciados e a ajuda financeira cancelada”, advertiu a Agência Sueca de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (Sida, na sigla em inglês).