Subida de preços em Moçambique desacelera para 0,22% em março – INE

Maputo, 13 abr 2026 (Lusa) – Os preços em Moçambique aumentaram 0,22% em março, um terço do crescimento registado em fevereiro, recuperando após as dificuldades logísticas provocadas pelas cheias no país, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) de março do INE indica que Moçambique “registou um aumento de preços na ordem de 0,22%”, face a fevereiro (0,68%), novamente influenciado pelo setor da alimentação e bebidas não alcoólicas, ao contribuir no total da variação mensal com 0,11 pontos percentuais positivos (0,37 em fevereiro).

No relatório destaca-se a variação mensal por produto, nomeadamente o aumento dos preços em março do tomate (5%), de refeições completas em restaurantes (0,7%), de veículos automóveis ligeiros novos (6,4%), do carvão vegetal (2,2%), da cebola (4,1%), da couve (2,2%) e de motorizadas (1,8%).

“Estes contribuíram no total da variação mensal com cerca de 0,22 pontos percentuais positivos”, refere o IPC.

De meados de janeiro até ao início de fevereiro, a circulação nas estradas Nacional 1 e 2, de Maputo para norte e sul, respetivamente, esteve totalmente cortada, devido às cheias – que afetaram cerca de 725 mil pessoas -, comprometendo as cadeias de abastecimento e fazendo disparar os preços.

O IPC de março refere que a inflação acumulada de três meses de 2026 cifra-se nos 2,16%, enquanto a variação homóloga está nos 3,37%.

Os preços em Moçambique aumentaram 3,23% em 2025, segundo dados anteriores do INE, abaixo do registo de 2024 e das previsões do Governo.

Moçambique chegou a registar oito recuos mensais (deflação) no índice dos preços ao consumidor, em menos de um ano e meio, quatro dos quais entre abril e julho do ano passado, retomando as subidas a partir de agosto.

A inflação acumulada de 2024, segundo dados anteriores do INE, fixou-se nos 4,15%, que compara com os 5,3% de 2023, mas abaixo do pico de quase 13% atingido em julho de 2022.

O Governo previa para 2025 uma inflação em torno de 7% em Moçambique, tal como a estimativa para 2026.

PVJ // JMC

Lusa/Fim