SUB-17: PORTUGAL CONQUISTA EUROPEU

PROEZA. Jovem equipa nacional celebra sucesso em Espanha
PROEZA. Jovem equipa nacional celebra sucesso em Espanha
PROEZA. Jovem equipa nacional celebra sucesso em Espanha
PROEZA. Jovem equipa nacional celebra sucesso em Espanha

Portugal conquistou ontem o Europeu de Sub-17, ao vencer na final a França, por 6-3, em partida disputada em Alcobendas, Espanha. A Seleção Nacional, que teve um percurso irrepreensível, fechou assim com chave de ouro a participação na prova, arrecadando o 12.º título do historial.
No segundo confronto entre as duas equipas neste Europeu – na primeira fase, Portugal vencera por 3-1 –, a formação comandada por Luís Moreira foi surpreendida pelos gauleses, que marcaram por Remi Herman, na sequência de uma grande penalidade, mas reagiu bem e chegou ao intervalo já a ganhar, por 2-1, com golos de Carlos Loureiro e Gonçalo Nunes. Na segunda parte, a França voltou a marcar, por Mattis Rault, mas Pedro Baptista, Gonçalo Nunes e Gonçalo Conceição (2) garantiram o triunfo da turma das quinas, com Roberto de Benedetto a reduzir para 6-3 perto do final.
Gonçalo Nunes foi o melhor marcador da prova, com 16 golos.
O selecionador nacional, Luís Moreira, destacou o desempenho da equipa. “Trabalhámos arduamente para atingir o objectivo de, quatro anos depois, levar a taça para Portugal. Isto não teria sido possível sem o empenho de treinadores, mecânicos, direção e, claro, jogadores, que foram fantásticos. Trabalharam com muita atitude e garra. Que este título seja o primeiro de muitos para esta geração e inspire as batalhas que a Seleção vai ter”, disse, citado pela FPP. No jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares, a Espanha bateu a Itália, por 5-1.