
O governo de Trudeau só descobriu por acaso que o ex-primeiro-ministro Stephen Harper está a planear visitar a Casa Branca na semana que vem, no meio a uma iminente guerra comercial entre o Canadá e os Estados Unidos.
De acordo com um alto funcionário, o próprio Harper não mencionou a visita, contrariando a convenção por não informar o governo canadiano.
Em vez disso, a embaixada do Canadá em Washington recebeu um telefonema de John Bolton, conselheiro de segurança nacional do presidente Donald Trump, a perguntar quem acompanharia o primeiro-ministro para a reunião na segunda-feira.
Desconcertada, a embaixada contatou o Gabinete do Primeiro-Ministro, para ver se Justin Trudeau se tinha esquecido de mencionar que estava a ir para Washington.
O conselheiro de política externa de Trudeau, John Hannaford, entrou em contato com seu colega na Casa Branca, que acabou por se desculpar pela confusão e explicou que o ex-primeiro-ministro Harper estaria de visita.
O escritório de Harper não respondeu a um pedido de comentários e não estava claro na quinta-feira se a reunião ainda está programada para segunda-feira – um dia depois das tarifas retaliatórias do Canadá sobre as importações de uma grande variedade de produtos norte-americanos. alumínio, entrarem em vigor.