

Stephen Harper prestou homenagem ao primeiro Primeiro-Ministro do país, no domingo, assinalando o 200º aniversário do nascimento de Sir John A. Macdonald, dizendo que o político de origem escocesa “moldou o Canadá de pura vontade”, noticiou a Canadian Press.
“Nunca esqueçam, não havia nada certo ou inevitável sobre o que Macdonald e os seus companheiros, os pais da Confederação, conseguiram. Foi, de facto, notável”, afirmou Harper perante uma sala cheia de dignitários – incluindo dois ex-primeiros-ministros – debaixo de um forte esquema de segurança na histórica Câmara Municipal em Kingston, Ontário.
“Sem Sir John A. Macdonald, o Canadá como o conhecemos – o melhor país do mundo – simplesmente não existiria”, declarou Harper, sob aplausos.
“A construção da nação nunca está completa”, salientou Harper, destacando que os “desafios e as oportunidades” são ainda maiores para o país, uma vez que se aproxima a celebração do seu 150º aniversário.
“Assim como temos o orgulho de participar das comemorações de 2017, vamos sempre lembrar-nos do muito que foi possível, graças a um homem comum de quem pouco se esperava, mas que, dada a oportunidade, fez coisas extraordinárias”, sublinhou o primeiro-ministro.
Durante a cerimónia, a Royal Canadian Mint exibiu o modelo de uma nova moeda de $2 (toonie-Macdonald) e foi revelado um retrato renovado de Sir John A.