
A Statistics Canada informou, a 18 de fevereiro, que a taxa de inflação anual subiu para 1,9% em janeiro, contra 1,8% em dezembro. O aumento ocorreu porque os efeitos de um mês inteiro de redução do imposto sobre o valor acrescentado, aplicado pelo Governo federal, foram compensados pelo aumento dos custos dos combustíveis. A redução do imposto GST terminou a 15 de fevereiro, após dois meses de vigência.
A Statistics Canada informou que os preços dos combustíveis aumentaram 8,6% em relação ao ano anterior, em grande parte devido a um aumento de 25,9% em Manitoba, onde a província reintroduziu o imposto provincial sobre os combustíveis após uma suspensão temporária até 2024.
Entretanto, os preços do gás natural subiram 4,8% em janeiro, com um aumento da procura a impulsionar os preços em Ontário e no Quebec, em comparação com o excesso de oferta registado há um ano, segundo a Statistics Canada.
A taxa de inflação anual continua a enfrentar pressão ascendente dos custos dos juros das hipotecas, que aumentaram a um ritmo de 10,2% em relação ao ano anterior, embora este seja o 17.º mês consecutivo de desaceleração, depois de atingir um pico de 30,9% em agosto de 2023.
Os preços dos alimentos nos restaurantes registaram uma descida recorde de 5,1% em relação ao ano anterior, o que ajudou a atenuar a inflação global.
A Statistics Canada afirmou que, sem a redução dos impostos federais, a inflação global teria subido para 2,7%, contra 2,3% em dezembro.
