SP. BRAGA – JESUALDO VAI DAR LUTA AOS GRANDES

Jesualdo com o desafio de segurar lugar de honra (José Moreira)
Jesualdo com o desafio de segurar lugar de honra (José Moreira)
Jesualdo com o desafio de segurar lugar de honra (José Moreira)
Jesualdo com o desafio de segurar lugar de honra
(José Moreira)

O Sp. Braga adiantou-se à concorrência e esperou desde 6.ª feira à noite pela confirmação de que vai entrar na jornada 6 com o doce sabor da vice-liderança. Jesualdo Ferreira tem agora um novo desafio, procurando segurar um lugar de honra que é raro na história do clube e basta registar que isto já não acontecia desde o final de agosto de 2010, quando Sílvio fez o golo da vitória (1-0) sobre o Marítimo e deixou a equipa então orientada por Domingos Paciência no 2.º posto, mas isso sucedeu apenas nessa 3.ª jornada, pois seguiu-se Braga passou para o 4.º lugar.
Nas duas últimas épocas, de resto, os minhotos nunca conseguiram sequer estar na posição de “vice”, mas é preciso registar que Leonardo Jardim chegou a ficar uma jornada na liderança do campeonato quando venceu a Académica, por 2-1, na 24.ª ronda de 2011/12. Seguiu-se a derrota com o Benfica e a queda para o 3.º lugar que a equipa de Jardim ocupou durante 21 jornadas, terminando o campeonato nessa posição.
Já na época passada, com José Peseiro, a equipa também nunca conseguiu estar no 2.º lugar, ocupando a momentânea liderança à 2.ª jornada, com a vitória sobre o Beira-Mar (3-1), mas passando na ronda seguinte para o 6.º posto dada a derrota em Paços de Ferreira. No resto, foram 15 jornadas no 3.º lugar e 13 no 4.º, a posição final de José Peseiro.
Isto para provar que é mesmo coisa rara em Braga este honroso posto da vice-líder, com a óbvia exceção da atípica, no sentido positivo, época de Domingos, em 2009/10, que se destaca aqui ao lado.
As duas próximas jornadas da atual estação, aliás, serão já um duro teste ao tal novo desafio desta equipa. É que depois da receção ao Sporting, que arranha os calcanhares dos arsenalistas, há uma sempre difícil visita ao Nacional antes da nova paragem da Liga.