

(The Canadian Press / Sean Kilpatrick)
Com o dia da votação a aproximar-se, duas novas sondagens dão os Liberais com uma vantagem sobre os Conservadores e o NDP.
De acordo com uma sondagem de sexta-feira divulgada pela Forum Research, os Liberais têm um apoio de 37 por cento, em comparação com 31 por cento de apoio para os Conservadores e 24 por cento de apoio para o NDP. O Bloc Quebecois aparece com seis por cento de apoio, enquanto que o Partido Verde detém dois por cento.
A sondagem, realizada junto de 1.438 eleitores em todo o país entre 13 e 14 de outubro, tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.
Os resultados ficaram praticamente inalterados em relação a outra sondagem Forum apresentada uma semana antes.
De acordo com a empresa de sondagem, os resultados indicam que os Liberais poderão estar prestes a ganhar uma minoria na Câmara dos Comuns, enquanto os Conservadores deverão ficar em segundo lugar.
Uma observação noturna da empresa de sondagem Nanos, divulgada ontem de manhã, mostra resultados semelhantes, com 36,5 por cento dos entrevistados a dizer que apoia os Liberais, seguidos por 30,6 por cento para os Conservadores e 23,5 por cento para o NDP.
A sondagem descobriu que o apoio para os Liberais no Ontario é ainda mais forte (43,5 por cento) em comparação com 33,5 por cento para os Conservadores e apenas 19,9 por cento para o NDP.
A sondagem da Nanos usou uma amostra de observação de 1.200 entrevistas online e por telefone (em três dias) e tem uma margem de mais ou menos 2,8 pontos percentuais.
A sondagem da Forum também descobriu que 29 por cento dos inquiridos pensam que o líder Liberal Justin Trudeau faria o melhor primeiro-ministro, em comparação com 26 por cento para o líder conservador Stephen Harper e 24 por cento para o líder do NDP Tom Mulcair.
Os resultados também podem indicar que o voto estratégico pode desempenhar um papel no resultado da eleição, com 26 por cento das pessoas que pretendem votar Liberal a admitir que estão a fazer isso porque esse partido tem as melhores condições para derrotar o governo conservador vigente.
Fonte: CP24