
Uma nova sondagem da Abacus Data revelou que o apoio ao primeiro-ministro Mark Carney permanece inalterado. A sondagem realizada nos dias seguintes à entrada em vigor das novas tarifas de 35%, impostas pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, demonstra que o apoio aos liberais continua forte, apesar de não ter sido alcançado um acordo comercial.
No entanto, o apoio dos canadianos ao governo Carney começa a mostrar ligeiros sinais de enfraquecimento. 50% dos inquiridos apoiam os liberais, com uma queda de dois pontos percentuais desde meados de julho. Isto marca a primeira vez, desde março, que o apoio aos liberais caiu para 50%.
A sondagem revelou que, embora quatro em cada dez canadianos acreditem que talvez seja hora de uma mudança, quase um terço não vê uma opção viável e 43% afirmam que votariam nos liberais se houvesse eleições hoje, um número inalterado desde meados de julho.
O próprio Mark Carney continua a ter uma elevada popularidade entre os canadianos, com 48% de apoio. Quanto a Pierre Poilievre, a popularidade está dividida de forma equilibrada, com 42% de opiniões positivas e 41% de opiniões negativas.
Quanto a Donald Trump, 75% dos canadianos apresentam uma opinião desfavorável. E para enfrentar Trump, 58% dos canadianos apresentam favoritismo em relação aos liberais.
