SONDAGEM NANOS MANTÉM LIBERAIS À FRENTE

poll (main)O último acompanhamento noturno por parte da Nanos Research para a CTV News e Globe and Mail mostra os Liberais com uma vantagem na corrida eleitoral nacional, com os Conservadores a aguentarem-se firme e o NDP a continuar a perder terreno.
Foi perguntado aos eleitores: “Se uma eleição federal fosse realizada hoje, poderia classificar as suas duas principais preferências de voto atuais?”.
Os números mais recentes, que foram apresentados no dia 5 de outubro, indicam:

Os Liberais com 35,6% de apoio a nível nacional;
Os Conservadores com 31% de apoio a nível nacional;
O NDP com 22,8% de apoio a nível nacional;
O Partido Verde com 4,7% de apoio a nível nacional.

A margem de erro entre os 1.071 eleitores decididos é considerada de ± 3,0 pontos percentuais.

Entretanto, a votação antecipada começa na sexta-feira e vai decorrer ao longo do fim de semana prolongado.

Observação Regional
O NDP deslizou por uma margem significativa no Quebec, passando de um máximo de 50% de apoio no início da campanha, para 30,1% na mais recente sondagem. O NDP está agora num empate estatístico com os Liberais na província, que registaram 28,1% de apoio na mais recente observação da tendência de voto.
O Bloc Quebecois e os Conservadores também estão num empate estatístico para a terceira posição no Quebec, com o BQ a registar 20,4% de apoio e os Conservadores 17,4%.
Fora do Quebec, os números regionais mais recentes indicam:

Os Liberais lideram no Canadá Atlântico, com 50,2% de apoio;
Os Conservadores lideram nas pradarias, com 46,9% de apoio;
Os Liberais têm 40,9% de apoio no Ontário, enquanto os Conservadores registam 36,5% de apoio;
Na Columbia Britânica, os Liberais estão com 34,7% de apoio, com o NDP a situar-se num apoio de 30,0%.

NDP perde terreno
Nik Nanos, responsável da empresa de sondagem Nanos Research, diz que as sondagens começam finalmente a mostrar um “movimento significativo”, depois de um longo período em que os três principais partidos estavam empatados.
Ele sugeriu que as expectativas para Mulcair eram altas quando ele participou nos debates franceses, mas os seus números registaram uma queda após o primeiro debate, e continuaram a cair após a participação no segundo.
Nanos acrescentou que os números das sondagens para os Liberais e o NDP têm estado intimamente ligadas, e a recente queda do NDP coincidiu com um aumento para o campo dos Liberais.
Mas quando faltam duas semanas de campanha, Nanos salienta que ainda há muito tempo para as coisas mudarem.
Metodologia da Sondagem:
Uma sondagem telefónica aleatória – quadro-duplo nacional (telefone de casa e telemóvel) – é conduzida a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais. Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de observação são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar a observação, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar. A margem de erro para um inquérito de 1.071 eleitores decididos é de mais ou menos 3,0 pontos percentuais.

Fonte: CTV News