
O último acompanhamento noturno realizado pela Nanos Research para a CTV News e The Globe and Mail mostra que os Liberais atingiram um nível máximo de apoio entre os eleitores, a poucos dias da eleição, em grande parte, à custa do NDP.
A observação noturna é baseada numa média móvel de 1.200 eleitores entrevistados em 11, 13, e 14 de outubro, 2015. Os números divulgados em 15 de outubro mostram:
– Liberais com 37,1 por cento de apoio
– Conservadores com 29,4 por cento de apoio
– NDP com 23,7 por cento de apoio
– Partido Verde com 4,3 por cento de apoio
– Bloc Quebecois com 5 por cento de apoio
Há um mês atrás, existia praticamente um empate triplo entre os principais partidos na eleição federal. Nos últimos 30 dias, os Liberais ganharam cerca de sete pontos de apoio – passaram de 29,6 por cento para 37,1 por cento.
A maior parte desse ganho vem às custas do NDP, que tem desde aí visto cair o seu apoio em cerca de seis pontos, de 30,4 por cento para 23,7 por cento.
Os Conservadores, entretanto, mantiveram-se relativamente inalterados, com o seu apoio a cair ligeiramente, de 31,0 por cento para 29,4 por cento, quando a margem de erro para a sondagem é considerada.
Foi perguntado aos eleitores: “Se uma eleição federal fosse realizada hoje, poderia classificar as suas duas principais preferências de voto atuais?”
Dos que disseram que a sua primeira escolha era os Conservadores, 44 por cento disseram que não tinham uma segunda escolha.
Daqueles cuja primeira escolha foram os Liberais, 56 por cento disseram que iriam escolher o NDP como a sua segunda escolha. Daqueles cuja escolha foi o NDP, em primeiro, 54 por cento disseram que os Liberais eram a sua segunda escolha.
Daqueles cuja primeira escolha foi o Partido Verde, 37 por cento disseram que a sua segunda escolha era o NDP. E daqueles que disseram que a sua primeira escolha era o Bloc, 52 por cento disseram que iriam escolher o NDP como a sua segunda escolha.
Metodologia da Sondagem:
Uma sondagem telefónica nacional aleatória – quadro-duplo (telefone e telemóvel) – é conduzida a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais. Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de observação são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar a observação, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar. A margem de erro para um inquérito de 1.102 eleitores decididos é de mais ou menos 3,0 pontos percentuais.
Fonte: CTV News
