SONDAGEM NANOS COLOCA LIBERAIS COM TENDÊNCIA DE VITÓRIA

Nanos PollOs Liberais federais estão com uma tendência de alta, sugere a última sondagem da Nanos Research para a CTV News e Globe and Mail.
Os números mais recentes, que foram apresentados no dia 3 de outubro, indicam:

Os Liberais com 34,6 por cento de apoio a nível nacional;
Os Conservadores com 30,5 por cento de apoio a nível nacional;
O NDP com 25,1 por cento de apoio a nível nacional;
O Partido Verde com 4,8 por cento de apoio a nível nacional;

Foi perguntado aos eleitores: “Se uma eleição federal fosse realizada hoje, poderia classificar as suas duas principais preferências de voto atuais?”
Os resultados mostram que o Partido Liberal regista uma tendência de alta.
As duas últimas noites de observação da tendência de voto viram um movimento percetível a favor dos Liberais num dos campos de batalha-chave do país: Ontário.
O apoio para os Liberais no campo de batalha do Ontário está em 43,6 por cento, enquanto o apoio para os Conservadores está em 33,8 por cento na província e em 18,6 por cento para o NDP.

Metodologia da Sondagem:

Uma sondagem telefónica aleatória – quadro-duplo nacional (telefone de casa e telemóvel) – é conduzida a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais. Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de rastreamento são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar o rastreamento, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar. A margem de erro para um inquérito de 1.104 eleitores decididos é de mais ou menos 3,0 pontos percentuais.
A subamostra do Ontário é baseada em 329 indivíduos decididos. A amostra de 329 respondentes tem uma margem de erro de ± 5,5 pontos percentuais.

Harper com vantagem na preferência para PM

A mais recente observação da Nanos Research para a CTV News e Globe and Mail mostra que o líder Conservador Stephen Harper continua a ter vantagem na leitura da preferência para primeiro-ministro.
De acordo com o último inquérito:

32,6 por cento dos entrevistados disseram que preferiam Harper como primeiro-ministro
27,7 por cento preferiram o líder Liberal Justin Trudeau
24,4 por cento preferiram o líder do NDP Tom Mulcair
4,8 por cento preferiram Elizabeth May
8,8 por cento disseram que não tinham certeza

Foi perguntado aos eleitores: “Dos atuais líderes de partidos políticos federais, quem classificava como as suas duas primeiras preferências para primeiro-ministro?”
Daqueles que escolheram Harper em primeiro lugar, 34 por cento disseram que Justin Trudeau seria a sua segunda escolha.
Enquanto isso, 52 por cento das pessoas que escolheram Trudeau em primeiro lugar disseram que Mulcair seria a sua segunda opção, e 56 por cento daqueles que escolheram Mulcair como o seu primeiro-ministro preferido classificaram Trudeau em segundo.
Uma sondagem telefónica aleatória – quadro-duplo nacional (telefone de casa e telemóvel) – é conduzida a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais.

Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de rastreamento são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar o rastreamento, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar. A margem de erro para um inquérito de 1.200 eleitores decididos é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais.
Fonte: CTV News