

THE CANADIAN PRESS/Frank Gunn
Depois de um animado primeiro debate de líderes na semana passada, a diferença entre o líder do NDP, os Conservadores e os Liberais ficou ainda mais estreita, sugerindo uma corrida a três, de acordo com uma nova sondagem.
A sondagem Ipsos, que foi encomendada pela Global News, chegou a 2.022 canadianos em todo o país nos dias imediatos ao debate de 6 de agosto, entre 7 e 10 de agosto.
O inquérito constatou que o NDP lidera com o apoio de 33 por cento dos inquiridos; os conservadores têm 31 por cento, enquanto que os liberais têm 28 por cento.
O Partido Verde e o Bloco Quebecois têm, cada um, quatro por cento de apoio. Nove por cento dos entrevistados disseram que estão indecisos, enquanto que quatro por cento disseram que não pretendem votar ou vão anular o seu voto.
Dos que assistiram ao debate, 26 por cento disseram que o líder Liberal Justin Trudeau ganhou o confronto, enquanto que 25 por cento apontaram o líder do NDP Tom Mulcair como o grande vencedor, e 21 por cento acharam que o líder conservador Stephen Harper levou a melhor. Vinte por cento, considerou que a líder do Partido Verde Elizabeth May foi a grande vencedora do debate.
No Ontário, os entrevistados colocaram os conservadores e os liberais num empate com 33 por cento de apoio cada um. Em todo o país, os conservadores continuam a ter um bom apoio em Alberta, Saskatchewan e Manitoba. O NDP lidera na Columbia Britânica e Quebec, enquanto que os liberais estão à frente nas Marítimas.
Ecoando sondagens anteriores, dois terços dos inquiridos disseram que sentiram que era hora de uma mudança de governo, em comparação com 31 por cento dos inquiridos que concordaram que “o governo de Harper tem feito um bom trabalho e merece a reeleição”.
Vinte e cinco por cento dos entrevistados admitiram que estão a considerar votar por um partido que nunca votaram antes.
Mais de 80 por cento (83) dos entrevistados indicaram que fortemente ou de alguma forma concordam que o líder conservador Stephen Harper deveria participar no debate nacional do consórcio televisivo, algo que o seu partido diz que ele não vai fazer. Desde então, Mulcair já disse que não vai participar nos debates que não incluem Harper.
Dezasseis por cento dos entrevistados disseram que Harper não deveria participar, enquanto um por cento não sabia.
A sondagem tem uma margem de erro de mais ou menos 2,5 por cento. Esta envolveu 1.000 entrevistas por telefone (incluindo 400 entrevistados contactados no telemóvel) e 1.022 entrevistas online.
Fonte: CP24