

No dia de apresentação do orçamento federal, na terça-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau goza de uma confortável vantagem sobre todos os líderes da oposição, de acordo com o mais recente acompanhamento semanal da Nanos.
A sondagem divulgada na terça-feira, para o período que terminou em 18 de março, mostra que Trudeau tem uma vantagem de 20 pontos sobre os seus adversários.
Mais da metade dos canadianos (52,8 por cento) preferiu Trudeau como primeiro-ministro, seguido por 14,9 por cento que preferiu o líder interino do partido Conservador, Rona Ambrose, 12,7 por cento preferiu o líder do NDP, Thomas Mulcair, 4,4 por cento preferiu a líder do partido Verde, Elizabeth May, e 14,7 por cento não tinham certeza.
Quando feita uma série de perguntas para cada líder de partido, 68,7 por cento dos canadianos disse acreditar que Trudeau tinha as qualidades de um bom líder político e 56,1 por cento pensaram em Mulcair com as qualidades de um bom líder. Quase quatro em cada 10 canadianos (39,6 por cento) acreditam que May tinha as qualidades de um bom líder, e 35,3 por cento pensou em Ambrose como alguém que tinha as qualidades de um bom líder.
Metodologia
Os resultados são baseados em dados de entrevistas telefónicas aleatórias junto de 1.000 canadianos com idade entre 18 anos e acima, usando uma média móvel de quatro semanas de 250 respondentes a cada semana. A amostra aleatória pode ser ponderada por idade e sexo, utilizando as mais recentes informações do Censos para o Canadá. A amostra também está geograficamente estratificada para ser representativa do Canadá.
As entrevistas são compiladas em uma média de quatro semanas de 1.000 entrevistas em que, a cada semana, o grupo mais antigo de 250 entrevistas é descartado e um novo grupo de 250 entrevistas é adicionado. A atual sondagem é baseada numa média móvel de quatro semanas de 1.000 canadianos (250 por semana) que terminou em 18 de março.
A sondagem tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
Fonte: CTV News
