

Segundo os resultados da sondagem realizada pela Forum Research e divulgada na manhã de quarta-feira, 68 por cento dos entrevistados disseram que o bilhete de ida de 27,50 dólares era demasiado caro. Um quarto dos entrevistados afirmaram que o custo do Union-Pearson Express (UPX) era “mais ou menos certo”.
Lorne Bozinoff, o presidente da Forum Research, salientou que os dados mostram um “aumento acentuado” nas pessoas que consideram o comboio muito caro. Em abril de 2015, 58 por cento disseram acreditar que o custo era muito alto.
Foi perguntado aos entrevistados qual o valor que eles consideravam como um preço adequado, entre um intervalo de 5 e 27 dólares. O preço médio sugerido pelos eleitores foi aproximadamente de 12 dólares.
A representante da Metrolinx Anne Marie Aikins disse que a sondagem não mencionou o fato de que aqueles que utilizam um cartão PRESTO ou viajam de certas estações de metro pagam tarifas mais baixas.
Os clientes que utilizam um cartão PRESTO pagam 19 dólares por um bilhete de ida, ou 11-16 dólares, se viajando com um cartão PRESTO a partir das estações da Bloor ou Weston. Aikins também sublinhou que os idosos, estudantes, crianças, famílias e grupos pagam preços mais baixos.
Além do preço, a sondagem da Forum descobriu que os moradores eram menos propensos a usar o comboio do que se pensava inicialmente, quando este foi lançado há seis semanas atrás.
Bozinoff indicou que 9 por cento dos entrevistados disseram que realmente usaram o comboio, enquanto que 16 por cento admitiram que estavam dispostos a usá-lo no futuro.
“Este é um declínio face à última vez que medimos isto, antes do início do serviço”, disse Bozinoff em comunicado.
“No total, menos de 4 em 10 são suscetíveis de utilizar o UPX (39%), e este número está abaixo em quase metade na primavera.”
O comunicado refere que 70 por cento sentiram que o UPX deve ser incorporado na TTC, com uma tarifa mais baixa e mais paragens incluídas.
Os dados resultam de uma sondagem telefónica de resposta de voz interativa realizada entre 1 e 2 de agosto. A Forum adiantou que 892 eleitores de Toronto foram selecionados aleatoriamente.
Com base no tamanho da amostra, os dados têm uma margem de erro de +/- 3 por cento.
Fonte: CTV News