Solidariedade em Brampton

Foto: LiUNA Local 183/Facebook
Foto: LiUNA Local 183/Facebook

Uma organização sem fins lucrativos de Brampton acaba de receber 50 mil dólares em donativos da LiUNA Local 183. Fundada por pais, a SNAPSO ajuda adultos com deficiência que terminaram a escola.

As imagens publicadas nas redes sociais da LiUNA Local 183 mostram os sorrisos dos que estiveram presentes no dia da entrega do cheque.

50 mil dólares, doados pela da LiUNA Local 183 à SNAPSO. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que ajuda adultos com deficiência que terminaram a escola, ficando com poucas opções de estabelecimentos educativos para frequentar.

Jack Oliveira, ‘business manager’ luso-canadiano da LiUNA Local 183, marcou presença no encontro. O líder sindical contactou de perto com os utentes da organização.

Sediada em Brampton, a SNAPSO foi fundada em 2005 por um grupo de pais de pessoas com deficiência de desenvolvimento. Em 2009, a ONG abriu um programa de apoio diurno que oferece programas inclusivos e recreativos. O objetivo é dotar os utentes de competências sociais, de comunicação e de independência.

De acordo com a LiUNA Local 183, o donativo foi possível graças ao dinheiro angariado durante o torneio de golf do sindicato, realizado em 2022. Recorde-se que também o Magellan Centre foi beneficiado pelo torneio. O futuro lar exclusivamente português de Toronto recebeu 250 mil dólares, de um total 1 milhão de dólares, doados ao longo de quatro anos.

No arranque de 2023, a LiUNA congratulou-se por outra conquista: a nova passagem subterrânea do chamado Hazel McCallion light rail transit (LRT).

Numa publicação nas redes sociais, o sindicato, amplamente composto por portugueses, disse que “mais de 40 membros do LiUNA Local 183 ajudaram a concluir” a estrutura.

“Este foi um esforço conjunto que envolveu várias empresas e equipas. Durante 55 horas consecutivas, a equipa usou macacos hidráulicos para instalar a grande estrutura de cimento, que pesa mais de 6 mil toneladas”, escreve o sindicato.

A Hazel McCallion Line vai percorrer a Hurontario St. entre Port Credit, no sul de Mississauga, e Brampton e deverá abrir ao público no outono de 2024.