Sociedade das Aves promove “mega apagão pela cagarra” na Madeira

Funchal, Madeira, 28 out 2025 (Lusa) — A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove na quinta-feira, na Madeira, um “mega apagão pela cagarra”, um dos grupos mais ameaçados do mundo, revelou hoje a instituição.

Em comunicado, a SPEA salienta que apagar as luzes entre as 20:00 e as 23:00 é um “gesto simples que tem um impacto direto na sobrevivência das cagarras juvenis” e na preservação do património natural.

“A poluição luminosa é uma das principais causas de desorientação de aves marinhas, sobretudo juvenis, podendo levá-las a cair nas cidades”, refere a SPEA, apelando aos cidadãos, empresas e entidades públicas para que apaguem as luzes de exterior durante essas três horas.

O objetivo da iniciativa é “tornar a noite mais segura para estas aves, que estão entre os grupos animais mais ameaçados do mundo”, indica a SPEA.

“Apagar a luz é acender a esperança de um futuro mais equilibrado entre o ser humano e a natureza”, lê-se na nota.

Ainda segundo a SPEA, a iniciativa decorre no âmbito do projeto LIFE Natura@night e conta com o envolvimento de vários municípios madeirenses, como Porto Moniz, Porto Santo, Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz, Machico e Santana, além de outras entidades públicas.

Na nota é ainda referido que está prevista uma redução da iluminação exterior em algumas zonas costeiras, nomeadamente de unidades hoteleiras, que também se comprometeram a diminuir a intensidade da iluminação noturna de 15 de outubro até 15 de novembro, “época em que os juvenis de cagarra abandonam o ninho e realizam os seus primeiros voos”.

“O mega apagão representa mais do que um gesto simbólico: é um apelo à ação coletiva e à reflexão sobre os efeitos da luz artificial no equilíbrio dos ecossistemas”, reforça a SPEA.

No âmbito do projeto LIFE Natura@night, a SPEA promove também o galardão “Noite com Vida”, o qual reconhece estabelecimentos e entidades privadas comprometidas com a redução da poluição luminosa através da adoção de práticas responsáveis de iluminação exterior, que já tem cerca de 20 aderentes na Madeira.

O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros os municípios de Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz, Machico, Santana e a de Santa Cruz da Graciosa, além da Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.

AMB // VAM

Lusa/fim