SISMO DE 8,2 GRAUS ESPALHA CAOS NO CHILE

chileAté ao momento estão contabilizados 5 mortos, vítimas do sismo sentido de noite no Chile atingiu 8,2 graus na escala de Richter, com epicentro no mar e levou as autoridades a lançar um alerta de Tsunami (maremoto) para toda a zona costeira vizinha.
A presidente chilena, Michelle Bachelet numa comunicação ao país, pediu calma e num primeiro balanço indicou que há pelo menos cinco mortos, em Alto Hospício e Iquique, que terão sido esmagados pelos destroços ou vítimas de ataques cardíacos, apesar de reconhecer que o número de vítimas pode aumentar a qualquer hora.
O Exército começou logo a patrulhar em conjunto com a polícia, as ruas de Iquique, onde mais de 300 reclusas se evadiram da prisão, aproveitando o tremor de terra mais sentido no norte do país.
A retirada da população que vive na orla costeira do Chile – decretada poucos minutos depois do sismo na sequência do alerta de tsunami – manter-se-á até que o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha confirme que não há risco de perigo.
O governo chileno já confirmou a fuga massiva de reclusas da prisão de Iquique e as autoridades destacaram cerca de 300 militares para o local, em coordenação com a polícia, para manter a segurança naquela cidade, onde nas próximas horas são esperados centenas de efetivos das forças especiais para assegurar a manutenção da desordem e evitar eventuais saques.
A Polícia de Investigação chilena deteve pelo menos 16 das mulheres evadidas mas as autoridades não especificaram que danos se terão registado na prisão que tenham facilitado a fuga das reclusas.
O Governo e a polícia estão a avaliar de forma contínua a situação e até ao momento deu conta de mais de 70 mil pessoas retiradas da zona de Anfogasta, a 500 quilómetros do epicentro do sismo, apesar da ordem de retirada abranger toda a costa do país
onde foi decretado o estado de emergência.
Os relatos não param de aumentar sobre estradas cortadas, com pessoas presas nos
carros, em longas filas de trânsito e na zona norte, a mais afetada, algumas casas estão sem energia elétrica e alguns registos de incêndios e deslizamentos de terra.