SINDICATOS DE PROFESSORES VIRAM-SE PARA AR POR FALTA DE RESPOSTAS DO MINISTRO

LusaLisboa, 25 set (Lusa) — Sete organizações sindicais de professores querem que seja a Assembleia da República a resolver o problema do erro na contratação de professores, por falta, dizem, de “responsabilidade política” do Ministério da Educação.

Em causa está um erro na “harmonização de escalas” na fórmula matemática usada para calcular a classificação dos professores nas listas de colocação nas escolas (Bolsa de Contratação de Escolas — BCE), criado este ano para dar resposta às necessidades das escolas com contrato de autonomia e escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

Os erros levaram o ministro da Educação a pedir desculpa, no Parlamento, na semana passada. Hoje, em conferência de imprensa, as organizações sindicais, representadas por Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), disseram que perante a ausência de soluções “a responsabilidade política já não está” no ministro mas onde ele se comprometeu em resolver o problema, que foi no Parlamento.