SINDICATO QUE REPRESENTA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS FEDERAIS ALCANÇA ACORDO PROVISÓRIO

unionUm sindicato que representa funcionários públicos chegou a um acordo provisório que diz que dá aos cientistas federais o direito de compartilhar as suas pesquisas com a Média sem que seja necessário primeiro designar um porta-voz oficial.

O Instituto Profissional do Serviço Público do Canadá diz ter chegado a acordos provisórios envolvendo mais de 18 000 funcionários públicos.

O sindicato atribuiu prioridade a uma disposição que permite aos cientistas falar sobre as suas pesquisas depois de alegações de que o ex-governo Conservador “calou” os cientistas, durante os grandes cortes de financiamento.

O Instituto Profissional do Serviço Público do Canadá representa cerca de 55 000 cientistas, especialistas em Tecnologia da Informação, auditores e outros profissionais do serviço público, a maioria dos quais trabalham para o governo federal.

O sindicato lembra que o seu último contrato expirou em 2014.

O contrato também inclui um aumento salarial de cinco por cento ao longo de quatro anos; o acordo tem efeitos retroativos a 2014.

Estão a decorrer negociações para mais de 32 000 membros do PIPSC.

Scott Brison, presidente do Conselho do Tesouro, disse que o governo abordou as negociações com o objetivo de restaurar “uma cultura de respeito pelo serviço público do Canadá”.

“Continuamos empenhados em chegar a acordos com o resto do serviço público através de negociações justas e respeitosas”, disse Brison, através de uma declaração por e-mail.

Fonte: Canadian Press