SINDICATO PROMETE COMBATER MEDIDAS DE AUSTERIDADE EM 2016

unionO ano de 2015, no Quebec, foi dominado por disputas contratuais entre os sindicatos do setor público e o governo.
Enquanto a maioria dessas disputas estão agora resolvidas, em princípio, no domingo, um dos maiores sindicatos do setor público do Quebec apresentou o seu plano para o ano em curso, dizendo que a luta contra as chamadas medidas de austeridade vai continuar.
“Lutando como nós fazemos, antes do processo de negociação, durante o processo e após o processo”, disse o executivo do CSQ, Daniel B. Lafreniere.
Depois de meses de negociações, os sindicatos sob o maior grupo sindical da Frente Comum foi capaz de chegar a um acordo de princípio sobre os aumentos de salário e uma nova idade da reforma.
Parte desse grupo inclui o Centrale des syndicats du Québec, que representa cerca de 70 mil professores do ensino básico e secundário.
Alguns grupos de pais estão felizes por o sindicato não desistir e pretender continuar a sua luta contra os cortes orçamentais.
Em maio, o grupo de pais (Save our Public Schools) iniciou o movimento de corrente humana. Até ao final do ano, centenas de escolas tinham participado. Chegado fevereiro, eles vão começar o processo mais uma vez, dizendo que eles querem que o governo saiba que os pais veem a educação como um ativo e não uma despesa.
Ainda não foram anunciados nenhuns protestos, mas o CSQ disse que está pronto para participar quando chegar a hora.
Daqui a uma semana, o sindicato vai apresentar o acordo aos seus membros, sendo esperado que este seja aprovado até ao final do mês.
Fonte: CTV Montreal